Pular para o conteúdo

10 Dicas para a Leitura de Artigos Acadêmicos

Background Image
No artigo publicado pela Folha de São Paulo (2010), são apresentadas 10 dicas para a leitura de artigos acadêmicos. As dicas são embasadas no livro de Aquino (2010), onde o autor apresenta algumas estratégias para leitura de artigos acadêmicos. Entre elas estão: não tentar memorizar o conteúdo; ler a parte que mais interessa; fazer marcações; escrever comentários no próprio artigo; catalogar os artigos lidos; seguir uma sequência (título, resumo escolher partes de interesse ); ir para as conclusões, caso o resumo apresente informações necessárias; ler sempre o artigo original; utilizar dicionário técnico para palavras desconhecidas; fazer a releitura em caso de passagens não compreendidas.

Algumas dicas apresentadas por Aquino (2010), são reforçadas por Purugganan e Hewitt (2004), porém, os autores vão além. Eles apresentam como um artigo está estruturado e as características de cada sessão (Abstract, Introdução, Métodos, Resultados e Discussão). Entre as dicas dadas no artigo estão: distinguir os pontos principais buscando imagens, tabelas,  palavras e frases de interesse; gerar perguntas e inferências sobre os artigos; fazer anotações de pontos importantes. 

Assim como os demais autores citados, Raff (2017) apresenta algumas dicas em comum com os outros autores, porém algumas peculiaridades são apresentadas em seu artigo. A autora sugere que o leitor comece pela introdução e não pelo abstract. Ela indica que o abstract seja lido somente após analisar as seções, diagramando os métodos aplicados e analisando se os resultados respondem às questões de pesquisa. A autora fala também em seu artigo  sobre a importância de buscar o que outros autores falam sobre o assunto, além de analisar os autores do artigo e as instituições às quais eles estão ligados, a fim de confirmar a veracidade e o respaldo das informações.

No artigo “How to Read a Scientific Paper” publicado pela science buddies é mostrado para o leitor a importância dos artigos científicos, relatando que são mais que uma fonte de informação, sendo assim, um importante subsídio para que pesquisadores possam conhecer mais sobre um campo de pesquisa ou buscar oportunidades de pesquisas em trabalhos que possam ser sequenciados. No artigo também é esclarecido a respeito dos dois tipos de artigos:

Revisão da literatura: fornecem uma visão geral do campo ou tópico científico, resumindo os dados e as conclusões de muitos estudos. Aconselha-se que seja lido várias revisões de diferentes autores para uma percepção ampla e convergente sobre um assunto.

Pesquisa primária: são artigos em que autores relatam sua pesquisa estruturada em tópicos como Abstract, Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. 

Assim como os artigos citados neste trabalho, a science buddies, também indica aos seus leitores boa práticas para leitura de artigos acadêmicos. As práticas apontadas no artigo convergem com as indicadas pelos autores, porém a divergência com Raff (2017), pois a science buddies indica que a leitura seja iniciada pelo abstract.

Por fim, entende-se que os artigos relatados neste trabalho visam levar ao leitor a compreensão de como estão estruturados artigos científicos e sugestões que podem ajudar na compreensão e retenção de seus  conteúdos. A convergência entre os autores, no que se refere às técnicas de leitura, mostram que elas podem ser de fato ótimas alternativas para os pesquisadores.

Referências
  1. Folha de São Paulo. (16 de Setembro de 2010). Livraria da Folha. Acesso em 26 de Março de 2018, disponível em Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/799399-fuja-da-bobagem-academica-conheca-dez-dicas-para-ler-artigos-cientificos.shtml
  2. PURUGGANAN, Mary; HEWITT, Jan. How to read a scientific article. Rice University, 2004.
  3. RAFF, Jennifer. How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists. Impact of Social Sciences Blog, 2016.
  4. Science Buddies. (s.d.). howto-read-a-scientific-paper. Acesso em 26 de Março de 2018, disponível em sciencebuddies.org: https://www.sciencebuddies.org/science-fair-projects/competitions/how-to-read-a-scientific-paper

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *